Procurando meios de fazer a sua inscrição Previdência Social, mas não está conseguindo? Se esse é o seu problema, esse conteúdo foi feito especialmente para você. Abaixo você vai entender como fazer a Inscrição Previdência Social, como fazer a inscrição no CNIS e quais são os documentos necessários para isso. Vamos lá!
Conteúdo
Atualmente, a Inscrição Previdência Social é o caminho para o cidadão brasileiro se cadastrar junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Através dessa inscrição, o trabalhador consegue obter o Número de Inscrição do Trabalhador, mais conhecido como NIT.
Felizmente, para quem deseja fazer a inscrição na Previdência Social, tudo pode ser feito totalmente pela internet. Entretanto, para isso ser possível, é preciso de um acesso estável à internet e um computador, tablet ou smartphone. Com isso em mãos, acompanhe o tópico a seguir.
Como fazer a inscrição no INSS?
Está com a internet funcionando e o computador ou smartphone em mãos? Com tudo isso pronto, a inscrição no INSS é mais simples do que você imagina. Todo o processo é incrivelmente fácil, não vai levar mais que poucos minutos para você concluir todo o processo.
Entretanto, embora seja fácil, preparamos um passo a passo a seguir para acelerar ainda mais esse procedimento. Veja o passo a passos abaixo:
- Passo 1: Em primeiro lugar, acesse o portal oficial Meu INSS, clicando aqui;
- Passo 2: Assim que acessar o site, desça um pouco a página e selecione a opção “Inscrever no INSS”;
- Passo 3: Neste momento, preencha os dados solicitados com muita atenção.
- Passo 4: Pronto! Ao efetuar a sua inscrição, o número da inscrição é gerado no final do processo de cadastro.
AVISO: Para as pessoas que não são contribuintes, o cadastro só pode ser realizado através do telefone 135.
Lembre-se, além do Portal Meu INSS, todo esse passo a passo também pode ser realizado através do aplicativo Meu INSS em seu smartphone, disponível para Android e IOS.
Cadastro CNIS
O Cadastro Nacional de Informações Sociais é feito juntamente com o seu INSS. Neste caso, assim que você criar a sua conta no Meu INSS, este cadastro vai estar disponível dentro das diversas opções do site.
Sendo assim, para você ter acesso ao CNIS, basta acessar a sua conta Meu INSS seguindo o passo a passo acima e por fim, clicar em “Extrato de Contribuição (CNIS).
Ao clicar no Extrato de Contribuição INSS você vai ver todos os dados sobre o recolhimento do INSS, do início ao fim. Nesse momento, caso queira, clique em “Baixar PDF”.
Documentos necessários
Os documentos necessários para quem deseja fazer a inscrição do INSS são básicos, como o CPF, RG, seu Nome Completo, etc. Entretanto, para quem deseja se aposentar, o número de documentos aumenta. Veja abaixo:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência (Recente);
- Carteira de Trabalho;
- PIS/PASEP ou NIT;
- Extrato de contribuições do INSS ou CNIS.
Além disso, outros documentos podem ser solicitados para averiguar a sua situação, como os carnês de contribuição, por exemplo. Para homens, a certidão de reservista também pode ser solicitada.