Procurando meios de fazer a sua inscrição Previdência Social, mas não está conseguindo? Se esse é o seu problema, esse conteúdo foi feito especialmente para você. Abaixo você vai entender como fazer a Inscrição Previdência Social, como fazer a inscrição no CNIS e quais são os documentos necessários para isso. Vamos lá!

Inscrição Previdência Social
Inscrição Previdência Social

Inscrição Previdência Social

Atualmente, a Inscrição Previdência Social é o caminho para o cidadão brasileiro se cadastrar junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Através dessa inscrição, o trabalhador consegue obter o Número de Inscrição do Trabalhador, mais conhecido como NIT.

Felizmente, para quem deseja fazer a inscrição na Previdência Social, tudo pode ser feito totalmente pela internet. Entretanto, para isso ser possível, é preciso de um acesso estável à internet e um computador, tablet ou smartphone. Com isso em mãos, acompanhe o tópico a seguir.

Como fazer a inscrição no INSS?

Está com a internet funcionando e o computador ou smartphone em mãos? Com tudo isso pronto, a inscrição no INSS é mais simples do que você imagina. Todo o processo é incrivelmente fácil, não vai levar mais que poucos minutos para você concluir todo o processo.

Entretanto, embora seja fácil, preparamos um passo a passo a seguir para acelerar ainda mais esse procedimento. Veja o passo a passos abaixo:

  • Passo 1: Em primeiro lugar, acesse o portal oficial Meu INSS, clicando aqui;
  • Passo 2: Assim que acessar o site, desça um pouco a página e selecione a opção “Inscrever no INSS”;
  • Passo 3: Neste momento, preencha os dados solicitados com muita atenção.
  • Passo 4: Pronto! Ao efetuar a sua inscrição, o número da inscrição é gerado no final do processo de cadastro.

AVISO: Para as pessoas que não são contribuintes, o cadastro só pode ser realizado através do telefone 135.

Lembre-se, além do Portal Meu INSS, todo esse passo a passo também pode ser realizado através do aplicativo Meu INSS em seu smartphone, disponível para Android e IOS.

Cadastro CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais é feito juntamente com o seu INSS. Neste caso, assim que você criar a sua conta no Meu INSS, este cadastro vai estar disponível dentro das diversas opções do site.

Sendo assim, para você ter acesso ao CNIS, basta acessar a sua conta Meu INSS seguindo o passo a passo acima e por fim, clicar em “Extrato de Contribuição (CNIS).

Ao clicar no Extrato de Contribuição INSS você vai ver todos os dados sobre o recolhimento do INSS, do início ao fim. Nesse momento, caso queira, clique em “Baixar PDF”.

Documentos necessários

Os documentos necessários para quem deseja fazer a inscrição do INSS são básicos, como o CPF, RG, seu Nome Completo, etc. Entretanto, para quem deseja se aposentar, o número de documentos aumenta. Veja abaixo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência (Recente);
  • Carteira de Trabalho;
  • PIS/PASEP ou NIT;
  • Extrato de contribuições do INSS ou CNIS.

Além disso, outros documentos podem ser solicitados para averiguar a sua situação, como os carnês de contribuição, por exemplo. Para homens, a certidão de reservista também pode ser solicitada.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome