Você já se perguntou quanto ganha um presidente? Esse é o cargo mais importante no Brasil e em muitos países e, portanto, é fácil imaginar que essa figura tem uma excelente remuneração.

quanto ganha um presidente
quanto ganha um presidente

Nos Estados Unidos os presidentes faturam cerca de 400 mil dólares ao ano, o que equivale mais ou menos a 2 milhões de reais.

Mas será que no Brasil também é assim? Que o salário do chefe de estado é muito alto, sabemos, mas quanto ganha um presidente brasileiro, de fato?

Quanto Ganha Um Presidente brasileiro

Está chegando o dia de votar. As eleições 2024 prometem ser bastante emocionantes e mais do que nunca os brasileiros estão atentos às propostas e perfis dos candidatos antes da votação.

Uma informação que pode parecer banal, mas é extremamente importante, é saber quanto ganha um presidente brasileiro. Afinal, somos nós que pagamos o salário desse profissional através de recolhimentos e impostos diversos.

Atualmente o presidente da república fatura algo em torno de R$ 30,9 mil. Podem ocorrer variações, principalmente porque a lei costuma mudar para beneficiar o presidente e lhe pagar salários ainda mais altos.

Veja ainda: Qual o Salário Luciano Huck, e ainda o Valor do Salário Mínimo 2024.

Benefícios do presidente

Além do salário bastante expressivo, o presidente também conta com uma série de benefícios.

Mas, não pense você que eles são como os benefícios do trabalhador brasileiro, que recebe um vale refeição mais ou menos e um vale transporte que não dura até o final do mês.

Os benefícios do presidente são bem mais interessantes e incluem:

  • 2 residências oficiais;
  • Cerca de 200 funcionários residenciais;
  • Direito a assessores especiais e inúmeros cargos de confiança;
  • Plano de saúde cobrindo todas as despesas do presidente e de familiares diretos;
  • Cartões corporativos cujo limite varia de acordo com o orçamento;
  • Direito a viajar em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) seja para missões oficiais ou viagens de âmbito particular.

Com certeza esses são benefícios que muitos brasileiros gostariam de desfrutar. Mas para ter acesso a eles é preciso percorrer um longo caminho político a ponto de chegar ao cargo mais alto do poder político nacional.

Confira: Tudo sobre a Tabela Salário Mínimo 2024.

Salário do Presidente da República

Dentre as muitas regalias de um presidente precisamos lembrar que esse cargo conta com motoristas e carros públicos disponíveis 24 horas. Além disso, as viagens no avião oficial contam com alimentação inclusa, tudo isso gera muitos gastos.

Isso prova que o salário do presidente da república, por si só, não é o mais exorbitante, mas sim todos os demais benefícios e gastos que acabam recaindo no cidadão em forma de imposto e tributo.

Apesar disso, o salário do presidente ainda está abaixo daquele recebido pelo Ministro do STF, que hoje é de R$39,9 mil.

Dito isso fica claro que o presidente, ainda que não tenha do que reclamar, não é o mais bem pago do país. Ainda assim, somando todas as regalias podemos dizer que ser presidente do Brasil acaba valendo a pena, sim.

Vote neste artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome