O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é conhecido por muitos. A prova é a possibilidade de ingressar no ensino superior em programas como ProUni, FIES ou SISU. O ENEM acontece todos os anos e seu resultado é divulgado meses depois, perto da inscrição de todos os programas citados. Contudo, 2024 é um ano totalmente atípico, como sabemos, estamos no meio de uma pandemia mundial e isso mudou muitas coisas, inclusive questões sobre o ENEM. Conheça a nova data do Enem 2024.

Inicialmente, a ideia era manter as datas de inscrição e as datas para realização do exame, lembrando que esse ano começa a aplicação do ENEM digital, feito em computador, mas ainda sim, dentro de um local determinado pelo Ministério da Educação. Depois de muita pressão popular o ENEM foi adiado e isso ainda gera dúvidas e confusão para algumas pessoas e por isso decidimos trazer todas informações em nosso artigo de hoje.

Nova Data do ENEM 2024
Nova Data do ENEM 2024

Adiamento ENEM 2024

Como mencionado, em um primeiro momento o ENEM não iria ser adiado e as datas iam se manter as mesmas, contudo, depois de pressão popular aconteceu uma votação onde ficou decidido o adiamento do ENEM.

Isso significa que a data anterior prevista não está mais valendo e com tal adiamento, as datas de inscrições também foram alargadas, contudo, já terminaram.

O adiamento aconteceu porque muitas famílias estão em situação mais vulnerável por conta da pandemia e isso implica dificuldade ao acesso de informação para estudo.

A alegação é que as chances não seriam as mesmas, agravando ainda mais para quem já vive em uma desigualdade em contexto brasileiro.

Adiamento ENEM 2024
Adiamento ENEM 2024

Enquete para a nova data do ENEM 2024

O Ministro da Educação pensou em escolher a nova data de uma forma democrática, dando voz aos principais interessados de todo esse processo, os próprios inscritos que vão realizar a prova.

A ideia é fazer uma enquete na página do participante e cada participante votar na que acha melhor para termos um resultado final e uma data definitiva.

Ainda não se sabe se essa possibilidade estará disponível para o ENEM digital também, mas acreditamos que sim.

A votação deve acontecer no mês de junho, sem data confirmada até o momento, por isso fique de olho para deixar a sua contribuição.

Quando será a nova data do ENEM 2024

Como a enquete ainda não começou e todo processo de adiamento é recente, não há nova data para o ENEM 2024.

  • A data inicial era 11 e 18 de outubro, para os alunos que se inscreveram no ENEM digital e 1 e 8 de novembro para os alunos que fariam o ENEM em formato tradicional.
  • A ideia é adiar entre 30 a 60 dias dessas datas e como mencionado no tópico anterior, isso ainda será decidido por meio de enquete com todos os participantes.

Possivelmente, devido as novas mudanças as datas de programas como SISU, ProUni, FIES e afins, também seja modificada.

Agora o que nos resta é esperar novidades e uma data oficial para a realização das provas, do gabarito e do resultado final.

4.3/5 - (6 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome