Quando olhamos uma nota fiscal nos deparamos com diversos códigos e nomenclaturas. É nesse sentido que muita gente se pergunta o que é um CFOP e para que ele serve, afinal de contas.
Conhecer um pouco sobre a nota fiscal pode ajudar a ter um pouco mais de controle de suas finanças. Afinal, assim fica mais fácil entender quais são os valões cobrados, descontados ou acrescidos em suas notas. Leia até o final e saiba tudo sobre o CFOP.
O que é CFOP?
CFOP é o código para Código Fiscal de Operações e Prestações. É um código de identificação de categorias de operação. Ele é gerado no momento em que a nota fiscal é emitida.
Esse código é composto por 4 dígitos. Cada um deles cumpre um papel específico dentro da configuração geral do CFOP.
- Primeira número: designa o tipo de operação (por exemplo, códigos começados com 1 indicam operação Estado. Códigos iniciados com 2 indicam atividade interestadual);
- Segundo e terceiro números: esses são destinados à finalidade e ao tipo de produto.
Pra que serve o CFOP?
Alguns códigos CFOP possuem tributações atreladas a ele. Por isso ele precisa ser definido assim que a nota é emitida, para que já contes caso ocorra incidência de alguma taxa.
Como Aplicar
A sua aplicação ocorre especialmente em notas ficais e outros documentos fiscais, como por exemplo:
- Declarações fiscais;
- Livros contábeis;
- Conhecimentos de transporte.
Tabela CFOP
A tabela CFOP é a listagem oficial do governo que determina os códigos para cada atividades. Assim, os contribuintes podem acessar o conteúdo para checar a codificação e preencher corretamente a nota fiscal. Os códigos se dividem entre entrada e saída.
- Veja Ainda: Tudo sobre o Educacenso e como Consultar Score Grátis?
CFOP de Entrada
Os CFOP de entrada são usados quando há recebimento de uma mercadoria ou de um serviço no estado. Também quando a transação de envio e recebimento ocorre dentro do mesmo estado. Os códigos de entrada são:
- Iniciados com 1: entrada e/ou aquisições de serviços do estado. Isso significa que remetente e destinatário estão no mesmo estado.
- Iniciados em 2: código usado quando quem envia e quem recebe a mercadoria ou serviço está em estado diferente;
- Iniciados em 3: quando há entrada ou aquisição de serviços/ produtos do exterior.
CFOP de Saída
Os CFOP de saída são aqueles que se destinam ao envio de mercadorias e/ ou serviços, incluindo o exterior. OS códigos, nesse caso, são:
- Códigos iniciados com 5: quando há saída ou prestação de serviço para uma empresa dentro do mesmo estado. Quase a mesma coisa que o código de dígito 1;
- Códigos iniciados em 6: saídas ou prestações de serviços para outros estados. Muito semelhante ao código número 2;
- Código iniciado em 7: quando a empresa envia seu produto ou presta seus serviços para o exterior.
Vale lembrar que uma mesma nota pode conter mais de um CFOP. No entanto, para isso, as atividades codificadas na nota precisam ser de operações da mesma natureza,