Quando olhamos uma nota fiscal nos deparamos com diversos códigos e nomenclaturas. É nesse sentido que muita gente se pergunta o que é um CFOP e para que ele serve, afinal de contas.

Conhecer um pouco sobre a nota fiscal pode ajudar a ter um pouco mais de controle de suas finanças. Afinal, assim fica mais fácil entender quais são os valões cobrados, descontados ou acrescidos em suas notas. Leia até o final e saiba tudo sobre o CFOP.

CFOP

Conteúdo

O que é CFOP?

CFOP é o código para Código Fiscal de Operações e Prestações. É um código de identificação de categorias de operação. Ele é gerado no momento em que a nota fiscal é emitida.

Esse código é composto por 4 dígitos. Cada um deles cumpre um papel específico dentro da configuração geral do CFOP.

  • Primeira número: designa o tipo de operação (por exemplo, códigos começados com 1 indicam operação Estado. Códigos iniciados com 2 indicam atividade interestadual);
  • Segundo e terceiro números: esses são destinados à finalidade e ao tipo de produto.

Pra que serve o CFOP?

Alguns códigos CFOP possuem tributações atreladas a ele. Por isso ele precisa ser definido assim que a nota é emitida, para que já contes caso ocorra incidência de alguma taxa.

Como Aplicar

A sua aplicação ocorre especialmente em notas ficais e outros documentos fiscais, como por exemplo:

  • Declarações fiscais;
  • Livros contábeis;
  • Conhecimentos de transporte.

Tabela CFOP

A tabela CFOP é a listagem oficial do governo que determina os códigos para cada atividades. Assim, os contribuintes podem acessar o conteúdo para checar a codificação e preencher corretamente a nota fiscal. Os códigos se dividem entre entrada e saída.

Tabela
Tabela

CFOP de Entrada

Os CFOP de entrada são usados quando há recebimento de uma mercadoria ou de um serviço no estado. Também quando a transação de envio e recebimento ocorre dentro do mesmo estado. Os códigos de entrada são:

  • Iniciados com 1: entrada e/ou aquisições de serviços do estado. Isso significa que remetente e destinatário estão no mesmo estado.
  • Iniciados em 2: código usado quando quem envia e quem recebe a mercadoria ou serviço está em estado diferente;
  • Iniciados em 3: quando há entrada ou aquisição de serviços/ produtos do exterior.

CFOP de Saída

Os CFOP de saída são aqueles que se destinam ao envio de mercadorias e/ ou serviços, incluindo o exterior. OS códigos, nesse caso, são:

  • Códigos iniciados com 5: quando há saída ou prestação de serviço para uma empresa dentro do mesmo estado. Quase a mesma coisa que o código de dígito 1;
  • Códigos iniciados em 6: saídas ou prestações de serviços para outros estados. Muito semelhante ao código número 2;
  • Código iniciado em 7: quando a empresa envia seu produto ou presta seus serviços para o exterior.

Vale lembrar que uma mesma nota pode conter mais de um CFOP. No entanto, para isso, as atividades codificadas na nota precisam ser de operações da mesma natureza,

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome