A prova do ENEM é aplicada uma vez por ano em todas as regiões do país. As inscrições para a edição 2024 serão realizadas em maio e as provas vão acontecer nos dias 05 e 06 de novembro de 2020, a partir das 13h30min, horário de Brasília. Já as provas do ENEM 2024 terão suas datas conhecidas, assim como o período de inscrição no início do próximo ano. Mesmo quem não for concluir o Ensino Médio em 2024 pode se inscrever na próxima edição para treinar e assim ficar familiarizado com o Exame.

Prova do ENEM 2024
Prova do ENEM 2024 – Inscrição no ENEM, o que cai na prova, datas do calendário ENEM 2024

Prova do ENEM 2024

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi aplicado pela primeira vez em 1998 e nasceu com o intuito de avaliar a qualidade do ensino realizado nas escolas pertencentes a rede pública.

Porém, em 2009 o Exame sofreu alterações como o aumento no número total de questões objetivas, que passou de 63 para 180 e a aplicação da prova foi alterada para dois dias.

Nos primeiros anos, poucas eram as instituições de ensino superior que adotaram a nota do ENEM como parte do critério de avaliação e classificação no processo seletivo, enquanto hoje é difícil encontrar uma instituição que não faz parte desse importante programa educacional brasileiro.

O que cai no ENEM 2024

O Exame é dividido em quatro grandes áreas compostas por 45 questões de múltipla escolha, cada uma, a saber:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia, Sociologia, História e Geografia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Literatura, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.
Prova do ENEM 2024
Prova do ENEM 2024

No primeiro dia, os alunos respondem 90 questões de múltipla escolha, das provas de Ciências Humanas e da Natureza, em um prazo máximo de 4h30min.

No segundo dia, por sua vez, terão que responder 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e Matemática, além de criar uma redação. Assim o tempo total para a realização da prova sobe para 5h30min.


Gabarito da Prova do ENEM 2024

O gabarito oficial do ENEM 2024 ainda não foi lançado. Ele deve ser divulgado pelo ministério da Educação até 3 dias após a realização da Prova ENEM 2024.


Temas da Redação do ENEM 2024?

Os temas são escolhidos a partir de assuntos pertinentes e atuais, que ganham destaque em um ano. Muitos professores e especialistas tem o costume de apostarem nos assuntos mais quentes, mas não há como saber o tema da Redação do ENEM 2024 com antecedência, ou seja, só é conhecido no momento da prova.

Para obter uma maior preparação, o ideal é que o candidato leia atentamente jornais, artigos e revistas, assim como livros e assista documentários e programas jornalísticos para se manter informado e ampliar a sua capacidade crítica sobre os diversos assuntos.


Inscrição ENEM 2024

O edital e as inscrições são disponibilizados no link (enem.mec.gov.br). No início do ano, o candidato deve ficar atento à divulgação do período de inscrição, cuja realização é feita exclusivamente pela internet.

Na edição do ENEM 2024, as inscrições foram entre os dias 09 e 20 de maio. Por enquanto, não houve a divulgação do período de inscrições para o ENEM 2024. Todavia, assim que as inscrições ENEM 2024 forem abertas, você deverá primeiramente ler o edital do programa e depois preencher o formulário de sua inscrição no site do INEP.

Faça todo o procedimento com bastante atenção, pois se houver algum erro e você não consertar antes da finalização da inscrição, não terá a oportunidade de fazer qualquer alteração.

5/5 - (4 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome