O uso do cartão de débito, tem algumas grandes vantagens com relação ao cartão de crédito, como o fato de conseguir desconto em alguma compras feitas à vista, não ter que pagar juros em prestações e nem anuidades em sua fatura, já que esse cartão não vem com cobranças de taxas das operadoras. Agora, por se tratar de um método de pagamento, o qual, retira dinheiro diretamente da sua conta, ele tem alguns riscos, como o fato do estorno de débito ser bem mais complicado, por exemplo, no caso de uma compra.

Assim, é preciso tomar cuidado com a utilização do débito, para depois, não precisar correr atrás de algum erro que esse serviço possa ter cometido, pois, apesar de previsto em lei, o estorno de débito é um processo chato de ser realizado.

Estorno de débito
Estorno de débito

O que é estorno de débito

O estorno de débito é um procedimento que os bancos realizam, devolvendo o dinheiro aos seus usuários, quando ocorre uma cobrança indevida, por exemplo, quando o cartao é clonado e o usuário acaba pagando por compras, as quais, ele não realizou.

Assim, depois de comprovada a fraude ou qualquer outro tipo de cobrança indevida pelo banco, ocorre esse estorno, que é a devolução do dinheiro feita pelo banco, para que o usuário não fique com nenhum tipo de dificuldade ou ainda arque com erros financeiros, os quais, não tenha cometido.

Veja também:

Um exemplo de estorno de débito, é, por exemplo, a cobrança de um valor errado em uma compra efetuada em um estabelecimento comercial, com o vendedor digitando na máquina de cartão um valor de 150 reais, quando o pagamento correto seria de 15 reais.

Nesse modo, o cliente retorna até o estabelecimento que realizou a compra e pede o estorno desse débito indevido, fazendo com que ou o banco, ou o próprio estabelecimento, retorne esse dinheiro para a conta.

Como proceder para ter o estorno de débito

Para conseguir ter o seu estorno de débito, é necessário seguir alguns procedimentos, dependo de qual o motivo do estorno. Se, em uma situação hipotética, o seu cartão for clonado, vai ser preciso comprovar que não se realizou aquelas determinadas compras, para conseguir ter o dinheiro de volta.

Observação: no caso de compras pela internet, o estorno do crédito pode ser solicitado até 7 dias após a compra, durante o chamado “período de arrependimento”. Esse direito é garantido de acordo com o código de defesa do consumidor.

Assim, pode-se usar por exemplo, a cidade em que se mora, para comprovar que as compras não foram realizar por você, ou então, algum outro fator que demostre para o banco, que o seu cartao foi clonado e assim, receba de volta esse tipo de estorno de débito.

Um caso mais fácil de ser solucionado, é quando o estorno de débito ocorre por um erro do lojista, em caso de ter digitado o valor errado em uma determinada compra.

Nessa situação, tudo o que é necessário fazer, é ir até a loja, na qual, a compra foi realizada e pedir para o vendedor ver os dados da compra realizada, assim, a própria maquininha de cartão já realiza o estorno e devolve o dinheiro para a sua conta.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome