O Abono Salarial Caixa, ou PIS, segue um calendário padrão estipulado todos os anos para o pagamento do benefício aos trabalhadores. Este calendário é importante tanto para o banco quanto para os beneficiários que podem ambos, se organizarem melhor e com antecedência. O Abono Salarial é um importante incentivo para os trabalhadores que recebem, mensalmente, até dois salários mínimos e estão devidamente cadastrados no Programa de Integração Social.

Abono Salarial Caixa
Abono Salarial Caixa – Aprenda como consultar o PIS 2020 – Caixa Econômica Federal

Eles recebem o valor de um salário mínimo vigente e em uma única parcela, ou seja, receberão até R$ 1.045,00 que podem ser gastos, poupados ou investidos de acordo com a necessidade de cada trabalhador. Você nasceu em março ou abril? Então este artigo é especialmente para você que terá uma boa notícia. Mas se você nasceu em maio, por exemplo, já pode ficar atento e começar a ler este artigo. Vamos lá?

Fique atento também: Todo trabalhador tem direito a se aposentar pelo INSS?

Abono Salarial Caixa 2020 – Nascidos em Março e Abril

Isso mesmo! Os trabalhadores cadastrados no PIS que nasceram durante os meses de março ou abril já podem conferir o saldo e extrato, pois o pagamento do abono foi liberado desde o dia 16 de fevereiro.

Se este for o seu caso, basta ir até uma agência da Caixa ou então em uma Casa Lotérica para fazer o saque, e se for cliente do banco é só conferir o extrato de sua conta para checar se o valor já foi depositado.

Abono Salarial Caixa 2020 – Nascidos em Maio e Junho

Já para os trabalhadores que nasceram nesses meses, a expectativa para a liberação do abono é para o dia 17 de março. Então se você nasceu neste período ou conhece alguém que tem direito a receber o PIS e faz aniversário em um desses meses avise e agende a data para não esquecer.

Como Sacar o Abono Salarial na Caixa

Antes de tudo, é necessário lembrar que o saque do Abono Salarial CEF não é cumulativo. Você pode sacar o abono até as últimas datas do calendário divulgado pela Caixa Econômica que, neste período 2019-2020 terá como prazo final de recebimento (para todos os trabalhadores cadastrados no Programa) a data de 30 de Junho de 2020.

A partir desta data, quem não tiver realizado o saque do PIS perderá o beneficio do ano, cujo valor será devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Em outras palavras, se você não sacar até o prazo final do calendário só poderá contar com o abono do próximo ano a ser pago entre o segundo semestre de 2019 e fim do primeiro de 2020.

É claro que a atenção maior deve ser dada pelos trabalhadores que não são clientes da Caixa Econômica Federal que precisam consultar diretamente no banco ou então nas Casas Lotéricas. Já quem possui conta na Caixa conta com a comodidade de conferir diretamente através de sua conta e conferir o extrato.

Saiba o que fazer em caso de perda do cartão do Bolsa Família.

Quem tem direito ao Abono Salarial

Não. Somente aqueles que atendem as regras e estão cadastrados no Programa. Para isso, são requisitos obrigatórios para ter direito a receber o PIS:

  • Estar inscrito, pelo menos, há 5 anos no PIS;
  • Ter trabalhado, no mínimo, 30 dias do ano anterior ao pagamento do beneficio com carteira assinada;
  • Receber até dois salários mínimos por mês;
  • Ser funcionário de empresa que atue na iniciativa privada.

Como Consultar o Abono Salarial

Se você ainda possuir alguma dúvida sobre o Programa poderá entrar em contato diretamente com a Caixa através de seu site (www.caixa.gov.br) ou então ligar gratuitamente para 0800 726 0207.

Se preferir, poderá ainda utilizar os comentários abaixo para enviar sua pergunta que estaremos aqui para te ajudar, ok? Até o próximo artigo!

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome