Como se sabe, no mês de maio o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abre as inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), para que milhares de estudantes possam se candidatar para uma das mais importantes provas estudantis do Brasil. A inscrição é feita exclusivamente no site do INEP, e o candidato precisa pagar uma taxa para participação no exame, paga através do Boleto ENEM 2024.

O INEP que ainda disponibiliza o edital da prova do ano para que o candidato possa ter todas as informações úteis sobre o Exame. Mesmo que você já conheça as regras do programa não custa nada ler com atenção o edital para se certificar de todos os detalhes.

Boleto do ENEM 2024
Boleto do ENEM 2024 – Pagamento do Boleto Bancário do Exame nacional do Ensino Médio

Como Imprimir o Boleto ENEM

O procedimento é bem simples e semelhante a qualquer outro modelo de inscrição, ou seja, após a finalização do processo, o sistema gera de forma automática a chamada GRU (Guia de Recolhimento da União), que é o documento do boleto, o qual deverá ser impresso.

Antes que resolva fechar a janela de inscrição do ENEM é importante que você salve a página do boleto como garantia para qualquer eventualidade. Depois disso é só clicar no botão de impressão, para que você possa quitar o documento na agência bancária.

Mas se por algum motivo não conseguir imprimir o documento, poderá solicitar uma segunda via do mesmo. Basta retomar o acesso à página e solicitar a emissão da GRU. E, para ressaltar, o boleto só pode ser pago no Banco do Brasil e você deverá observar o prazo de pagamento e quitar o documento o quanto antes. Caso se esqueça e acabe perdendo o prazo você será considerado desclassificado pelo INEP e assim não poderá fazer o Exame daquele ano e terá que esperar obrigatoriamente a abertura do próximo edital para realizar a sua inscrição.

Valor do Boleto ENEM 2024

O valor da taxa de inscrição para o ENEM 2024 é de R$ 68,00. O pagamento é obrigatório para todos os candidatos que desejam fazer a prova que não estiverem cursando o Ensino Médio e que não se enquadram nos critérios de isenção do Ministério do Trabalho.

Para emitir a segunda via da guia de pagamento do Exame Nacional do Ensino Médio, basta acessar o portal do Enem (http://enem.inep.gov.br/participante) e imprimir uma nova via para pagamento.

Inscrição ENEM 2024

Tanto a inscrição, como a prova é realizada uma vez por ano, em todo o território nacional. E, como já foi dito, o procedimento é realizado somente pela internet. Durante o preenchimento do formulário, o candidato deverá ficar atento quanto à escolha do idioma que deseja fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), a cidade onde fará a prova e a necessidade de atendimento especial.

Candidatos portadores de deficiência física, gestantes, lactantes, religiosos que guardam o sábado e aqueles que desejam utilizar o nome social ao invés daquele de registro devem informar esses detalhes durante a inscrição, para garantir os seus direitos, caso contrário não poderão solicitar após a finalização da inscrição.

Confirmação da Inscrição

De um modo geral, a confirmação da Inscrição no ENEM 2024 será efetivada após a efetuação do pagamento da taxa cobrada, em uma agência do Banco do Brasil. Porém, se você deseja obter a isenção da taxa, deverá preencher a declaração de carência no sistema do INEP, e após verificar se a declaração de carência foi aprovada.

Em caso afirmativo, a sua inscrição será confirmada, mas se for rejeitada deverá pagar o valor da taxa para que sua inscrição seja devidamente efetivada.

Prova ENEM

Geralmente, as provas do ENEM são realizadas no início do mês de novembro. A data exata é divulgada assim que o edital é disponibilizado. As provas são aplicadas em todo o país e também no Distrito Federal, durante dois dias no fim de semana.

No primeiro dia, o prazo de duração da prova é de 4h30min, enquanto no segundo dia o prazo é de 5h30min, pois há ainda a prova de redação.

Por fim, espero que suas dúvidas tenham sido esclarecidas. Então não deixe de curtir e compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome