De todos os benefícios de amparo ao trabalhador que o Governo Federal oferece aos funcionários do setor privado, sem dúvidas o mais importante é a aposentadoria por tempo de serviço. Esse benefício é concedido a trabalhadores que já tenha contribuído com trabalho durante anos para a sociedade e merecem seu descanso, na forma de um salário mensal fornecido pela Previdência Social Brasileira. Esse benefício, porém, é bastante burocrático para ser obtido, as vezes sua solicitação pode levar semanas, e para acompanhar todo esse processo, a previdência Social oferece a Consulta INSS, um serviço de acompanhamento de pedidos de aposentadoria e outros benefícios ligados ao INSS. Confira mais a seguir.

consulta inss
Consulte o seu saldo do INSS da previdência Social

Consulta INSS: situação de benefício

Pelo portal da previdência Social é possível realizar a consulta INSS para saber a situação de qualquer benefício ao trabalhador tendo os dados em mãos. Entre os principais benefícios da Previdência Social, podemos destacar:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadorias para pessoas com deficiência
  • Aposentadoria por invalidez
  • Auxílio-doença
  • Aposentadorias especiais
  • Salário Família
  • Salario Maternidade
  • Salario desemprego para pescadores

Todos esses benefícios podem ser consultados através do site do Ministério da Previdência social através da página eletrônica no endereço a seguir:

Consulta INSS previdência

Para conferir a situação do benefício de um indivíduo, você precisará dos seguintes dados:

  • Número do benefício a ser consultado;
  • Data de nascimento do beneficiário;
  • Nome do beneficiário – nome completo;
  • E o CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Consulta Benefícios INSS 2018
Consulta Benefícios INSS 2018

Além disso, na tela de consulta do Extrato INSS no Dataprev, você precisará preencher uma sequência de segurança de letras e números, o que evita que sejam feitas consultas automatizadas no site da Previdência, o que acabam prejudicando o funcionamento do serviço do Governo.

Consulta contribuições INSS

Outro serviço importante é o acompanhamento de contribuições para o INSS. O trabalhador que deseja saber quanto tempo de contribuição possui e quanto tempo falta para se aposentar também pode realizar essa consulta, mas terá de ser pessoalmente em uma agência do INSS mais próxima, pois o portal da Previdência não oferece essa opção.

Para consultar o tempo de serviço você vai precisar visitar uma agência do INSS, portando os documentos básicos de identificação descritos a seguir:

  • Carteira de identidade;
  • CPF do indivíduo;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência

Uma vez na agência, você será atendido e basta solicitar a consulta INSS. Você também pode solicitar o memorial de cálculo do tempo de serviço, assim, no caso de dúvidas e desacordo com as informações apresentadas pela previdência, você pode consultar quais os elementos e critérios de cálculo foram usados para calcular o benefício e juntar a documentação necessária, no caso de uma apelação judicial. Busque sempre os seus direitos, afinal nem sempre os critérios usados para considerar o tempo de serviço do trabalhador são os mais corretos.

Outros serviços oferecidos pela Previdência

Existem vários outros procedimentos que podem ser feitos diretamente no portal da Previdência pela internet além da consulta INSS, como agendamento de consultas, agendamento de perícias médicas, prova de vida para beneficiários da aposentadoria, emissão do extrato INSS para Imposto de Renda, entre outros. O portal do Ministério da Previdência Social apresenta esses dados de maneira bem clara na barra lateral da página, sendo fácil encontrar todo tipo de informação.

5/5 - (2 votes)

11 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se eu voltar a pagar o INSS, pois tenho 13 anos de contribuição e já tenho 61 anos, eu posso receber o beneficio, se eu pagar o que falta para completar os 15 anos?

  2. Inss, instituição merecedora do respeito e carinho de todos os brasileiros pelos inúmeros serviços prestados, com algumas falhas que ainda precisam serem corrigidas, mas, mesmo assim,fazem jus aos mais expressivos elogios. Parabéns.

  3. Eu queria saber por que já está com 4 meses meu pai deu entrada no auxílio doença porque ele está com Alzheimer tem mais de 20 de contribuição pelo sindicato trabalhadores rurais e já segunda vez que dá entrada no auxílio doença e nada de resultados eu acho uma falta de respeito com o trabalhador

  4. Estou em auxílio doença desde março de 2012 tenho problemas crônicos renais faço tratamento para depressão fiz 5 cirurgia a ultima foi dia 5 julho de 2016 ttenho direito aposentadoria por invalidez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome