Uma das grandes críticas que uma parte da sociedade que é contra o pagamento do Bolsa Família é a falta de transparência do programa, e o excesso de fraudes aplicadas sobre o Governo. O que muita gente não sabe, porém, é que você mesmo pode fiscalizar as informações sobre programa através do SIBEC Bolsa família – Sistema de Benefícios do Cidadão, que possibilita saber quem é beneficiado pelo programa, evitando assim possíveis fraudes no programa.

Por conta disso e também para ajudar as pessoas que recebem o Bolsa Família a ter um controle melhor sobre o quanto o Governo Federal já efetuou de pagamento, foi criado o Sistema de Benefícios do Cidadão, mais conhecido pela sigla SIBEC, o qual, permite com que o Governo tenha um controle mais exato do quanto está pagando a cada beneficiário e que os próprios cidadãos sabem o quanto estão recebendo.

SIBEC Bolsa Família
SIBEC – Bolsa amília

Como funciona o SIBEC Bolsa Família

O SIBEC é um sistema, criado pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério da Fazenda, para que haja mais controle e transparência sobre o quanto é gasto em benefícios sociais e quantas pessoas recebem esse dinheiro. Assim, o sistema armazena na página, toda a informação sobre os pagamentos realizados, por todas as regiões do país, dessa forma, fica bem mais fácil para o Governo saber o quanto dinheiro deve separar no orçamento para quitar esses benefícios.


SIBEC – Sistema de Benefícios do Cidadão

Além disso, o mesmo sistema que tem para o Governo, tem também para os beneficiários. Dessa maneira, eles terão um sistema inteligente, o qual, vai calcular o quanto já foi recebido, as datas de recebimento e o quanto ainda tem para receber, facilitando assim todo o trabalho que essas pessoas teriam para efetuar os seus próprios cálculos.

Por fim, o SIBEC também tem uma terceira fórmula de auxílio, que é mostrar para as pessoas comuns, as quais, realizam o pagamento correto dos impostos e querem saber para onde vai o dinheiro, o quanto do orçamento federal vai para esses programas sociais e quais as regiões do país que mais recebem esses benefícios, dando assim, uma transparência maior para o Governo e para os gastos públicos.


Consulta Pública SIBEC

Um dos grandes atrativos do SIBEC Bolsa família é a possibilidade de consulta dos dados desse programa social, que incluem informações importantes, como quantidade de recursos investida em cada estado, em cada cidade, quantas famílias são beneficiadas, e até mesmo quais as famílias beneficiadas pelo programa Bolsa família, e quanto elas estão recebendo por mês.

Dessa forma, pode haver um controle e fiscalização efetivos por parte da sociedade, para garantir o pagamento do benefício do Bolsa família, e a correta aplicação de seus recursos na sociedade brasileira.


Sibec Consulta

Para realizar a consulta do seu SIBEC e saber exatamente o valor do Bolsa Família que você tem a receber, quando os pagamentos foram realizados e outras informações relevantes como essas, basta entrar no site https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01 preencher o seu NIS/PIS e a sua senha.

Caso você ainda não tenha cadastro no site, não há problema nenhum. Nesse caso, será um pouco mais demorado a consulta, já que será necessário preencher alguns campos específicos, como seu nome, idade, endereço e telefone para contato.

Depois de fornecer essas informações, estará disponível o painel para você criar uma nova senha e passar a utilizar também a consulta online do SIBEC.


SIBEC Bolsa Família

No Sibec Bolsa Família, todos os cidadãos brasileiros conseguem visualizar no site oficial do programa, o qual pode ser acesso pelo link https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp, o quanto está sendo investido pelo Governo no Bolsa Família. Essa consulta pode ser feita conforme a região escolhida, por município ou ainda pela própria família.

 

3/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome