O Programa Bolsa Verde 2024 ainda é um programa de apoio social e de conservação ambiental desconhecido da maioria das pessoas. Criado em 2011, pelo Governo da presidente Dilma e tem como objetivo incentivar a conservação dos ecossistemas, além de promover o aumento de renda das famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e que desenvolvem algum tipo de atividade sustentável dos recursos naturais no meio rural.

Programa Bolsa Verde
Programa Bolsa Verde 2024 de Conservação Ecológica e integralização social

As famílias beneficiadas são analisadas pelo Ministério do Meio Ambiente, o qual faz o seu devido cadastro. Se você ainda não conhece como funciona este importante programa, me acompanhe atentamente até o final deste artigo.

O que é o Bolsa Verde?

Como já adiantado nesse artigo, o Bolsa Verde ou Programa de Apoio à Conservação Ambiental é uma iniciativa do Governo de beneficiar as famílias inscritas no Bolsa Família para que possam promover importantes ações para a conservação dos recursos naturais.

O desenvolvimento desses recursos pode ser feito em florestas nacionais, em reservas, projetos de assentamento florestal, de desenvolvimento sustentável e/ ou agroextrativista em territórios que já foram ocupados por comunidades ribeirinhas, quilombolas e até com as populações indígenas.

Valor da Bolsa Verde

É repassado as famílias assistidas o valor do beneficio de R$ 300 e o mesmo é pago trimestralmente. Os pagamentos são realizados através da Caixa Econômica Federal e pelo prazo de 2 anos, sendo que é possível fazer a prorrogação conforme critério do Ministério.

O seu pagamento é disponibilizado nos terminais de autoatendimento, agências da Caixa Econômica Federal e também nas Casas Lotéricas. Para realizar o saque é necessário utilizar o seu cartão social, ou seja, do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão.

Inscrição Bolsa Verde 2024

Para isso você deverá fazer o cadastramento no próprio posto de atendimento do programa. Você deverá apresentar o documento de identificação para que assim possa fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) dos Programas Sociais do Governo Federal.

Depois passará pela Seleção que é realizada pelo Ministério do Meio Ambiente que acessará a base de dados do CadÚnico. Assim que for selecionado você passará a contar com o benefício de receber sua Bolsa Verde que é paga conforme o Calendário de Pagamentos do Bolsa Família.

Objetivos do Bolsa Verde

Destacam-se os seguintes:

  • Incentivar a conservação e manutenção dos ecossistemas;
  • Incentivar a participação dos próprios beneficiários nas ações de capacitação ambiental, social, profissional e técnica;
  • Elevar a renda da parcela da população que se enquadra em situação de extrema pobreza e que realiza atividades de conservação da natureza e seus recursos naturais;
  • Promover a melhoria da cidadania e também das condições de vida.

Qual a diferença entre as Bolsas Verde e o Bolsa Família?

Como um está ligado ao outro é provável que surja essa curiosidade se existe ou não alguma diferença entre ambos. Para começar são dois benefícios diferentes. O Bolsa Família é um programa de transferência de renda direta para as famílias necessitadas e beneficiadas pelo programa e com condições sociais.

O Programa Bolsa Verde possui o mesmo tipo de transferência de renda de acordo com as condições socioambientais. Ambos são cumulativos e para ter o direito de ser beneficiado pelo Bolsa Verde você deve receber o Bolsa Família. Entretanto se você, depois de um tempo, vier a não mais receber o Bolsa Família continuará a receber o beneficio do Bolsa Verde.

Viu como é interessante esse programa? Deixe sua opinião nos comentários!

4.5/5 - (4 votes)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome