O agendamento do seguro desemprego é um processo muito importante e obrigatório em muitas capitais e grandes cidades brasileiras para quem deseja solicitar o Seguro Desemprego. O agendamento deve ser feito o quanto antes, assim que a pessoa foi dispensada do seu último trabalho. Por ora, em tempos de crise econômica como a que o Brasil está enfrentando, muitos trabalhadores estão sendo dispensados pela falta de serviço, por isso esse serviço está cada vez mais requisitado.

Aprenda como fazer agendamento do Seguro Desemprego
Agendamento do Seguro Desemprego – como fazer, quem pode fazer

Quanto mais rápido você agendar o seu seguro desemprego, mais rápido você começará a receber o beneficio para que não fique sem recursos até encontrar novo emprego. Caso você nunca tenha pedido antes este beneficio, encontrará, neste artigo, as dicas e informações que serão importantes para se fazer o agendamento.

Agendamento online do Seguro Desemprego

Esta é uma novidade recente. O trabalhador não precisará mais enfrentar fila para pegar senha, esperar o atendimento para fazer o seu pedido, ou como se diz, “dar a entrada” no seguro.

Você ganha tempo e não perde, no mínimo, meio dia só para fazer esse procedimento. Agora você pode acessar o portal do SAA (Sistema de Atendimento Agendado) para fazer o agendamento ou o reagendamemto. O link de acesso direto a essa página é o seguinte: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Além de dar a entrada no seu seguro desemprego, o portal permite ainda fazer outros agendamentos como, por exemplo: Emissão da Carteira Profissional, Problemas no Seguro Desemprego e também Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Ao clicar no link que te informei, você deverá selecionar os dados para as Informações do Agendamento que são: Estado, Município, Unidade de Atendimento e o Tipo de Atendimento. Após clicar em “Prosseguir” uma nova janela será aberta e você precisará informar os seguintes dados: CPF, Data de Nascimento e Telefone para contato e clicar novamente em “Prosseguir”.

Ao final aparecerá nova janela com um calendário. Basta verificar os dias e horários disponíveis para o agendamento e assim finalizar com a sua marcação concluída. Este modo simples e fácil evita criar filas nas unidades de atendimento e te poupa de ter que esperar muito tempo. Gostou? Então deixe a sua curtida neste artigo abaixo.

Quem tem o direito de pedir o seguro desemprego?

Recentemente o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) modificou algumas regras para definir quem tem direito e quem não tem ao seguro logo após uma demissão no emprego. A mudança que já está em vigor é de que o prazo para se fazer o pedido pela primeira vez passou de 6 para 12 meses comprovados na carteira de trabalho.

Veja também: Realize você mesmo sua consulta seguro desemprego e saiba quantas parcelas ainda você tem e seus valores.

Essa medida foi tomada após se verificar que havia um grande aumento no pedido de seguro desemprego devido “a facilidade” do prazo e, com isso, esse numero crescente estava ficando muito caro para o governo manter.

Por outro lado, as demais regras permanecem inalteradas como a possibilidade de se fazer a solicitação se o trabalhador for demitido sem justa causa. Em alguns casos especiais, como o dos pescadores profissionais, eles podem pedir o beneficio quando em algum momento não podem fazer suas pescas quando as mesmas são proibidas em circunstancias em que há o período de reprodução dos peixes (defeso).

Seguro Desemprego Nova Regra

Assim como na primeira vez, muitas pessoas ficaram em duvida quanto ao pedido do seguro pela segunda e terceira vez. Veja a seguir como ficou:

  • Segunda vez – O trabalhador precisará comprovar, em carteira, que trabalhou 9 meses em 12 meses antes de ser dispensado.
  • Terceira vez – O prazo de seis meses sem interrupções de trabalho foi mantido e assim sendo você terá o direito de receber o seguro.
5/5 - (2 votes)

51 COMENTÁRIOS

  1. Poxa, não consigo concluir o agendamento. Faço os dois primeiros passos,mas quando tento clicar na data em branco não consigo, não abre de jeito nenhum. Será que tem alguma senha, porque tem gente aqui no meu estado que é funcionário público que está cobrando R$30 pra concluir e consegue.

  2. Bom dia!

    Estou com problemas no seguro desemprego e a vários dias tentando agendamento e nunca as datas estão disponíveis ou estão indisponíveis ou esgotadas, estou tentando marcar até para o ano que vem e nada, sou da cidade de santos, será esse o motivo, cidade pequena?

  3. Eu perdi os formulários de dispensa de trabalho e o de seguro desemprego e carteira profissional logo assim que saquei o FGTS, como faço para dar entrada no seguro, a cópia dos formulários eu já consegui outro o RH da empresa mandou por email, e quanto a carteira de trabalho como devo proceder?

  4. Meu nome e Vicente Geraldo da Silva eu dei entrada no seguro desenprego e nao pudi receber porque me disseram que eu tinha que pagar uma parcela sendo que e um direito meu mais e muito mas facio descontar uma parcela e me pagar as outras mas se eu nao obter resposta vou entrar com uma açao na juitiça para que eu receba me ajude receber este beneficio por favor

  5. Sai da Empresa onde eu trabalhava em janeiro de 2016, no dia 18 de fevereiro fui dá entrada na primeira parcela do seguro desemprego, chegando recebi a noticia, que eu tinha recebido uma parcela em 2014, na cidade de Goiânia, sendo que eu nunca morei lá. fui orientado fazer um agendamento pelo site e não consigo acessar e também me passaram um nº 158 que diz que não existe.

  6. Estou tentando marcar agendamento desde janeiro e nao consigo. Eu preciso entrar com recurso, pois trabalhei de empregada domestica por 2 anos e 8 meses como faco para conseguir entrar com recurso o tele fone nao atende e o agendamento online não tem vaga preciso de uma resposta.

  7. Não consigo dar entrada no meu seguro desemprego, estou vários dias tentando e nada. Clico na data que esta livre e nada. O trabalhador não merece esse constrangimento. Estou extremamente chateado e sem dinheiro para manter minha família, o que devo fazer? Alguém pode me ajudar? Estão me cobrando R$ 50,00 aqui na Tijuca para dar entrada no seguro, e o rapaz e funcionário do governo. Não concordo em pagar por uma coisa que e meu direito.

  8. É incrível como o site do MTPS não funciona, estou há mais de uma semana tentando um agendamento do seguro e nada o site até mostra vagas, mas é uma enganação porque ele não abre para se concluir o agendamento, o 158 então, nem completa a ligação para o agendamento. Poxa! Porque no brasil tudo é um sofrimento, será que nada funciona direito?

  9. Bom dia,estou tentando a vários dia agendar para dar entrada no meu seguro desemprego e não consigo. Alguns mostram que há vagas, mas quando entro nas datas elas não abrem o que esta acontecendo.

  10. Mudam a forma de dar entrada no Seguro Desemprego. Exigem que o agendamento seja feito pelo site ou pelo número 158. Só que nenhum dos dois funcionam!! Que des-serviço estão prestando a população! Francamente. Falta de respeito com o cidadão, que tem o direito e não consegue nem agendar. É aí que os “despachantes” entram, aproveitando a má funcionalidade do sistema. Dizer para denunciar é fácil. Quero ver é colocarem esse site para rodar direito. Crime é não conseguir agendar!!!!

  11. Pra q isto serve, se não para sacanear o trabalhador, vou denunciar, porque estou há 3 meses tentando clicar nesta ***** de data do calendário e nada funciona, vou acabar perdendo um direito meu porque trabalhei honestamente, não estou pedindo um favor, nem esmola, quero o q é meu por direito, isto é uma farsa!!!

  12. Galera, vou ser objetivo em minha contribuição. As vagas são divulgadas no portal do site do MT por voltar das 00h05, porém as mesmas somente são liberadas para agendamento as 6h da manhã. Outra dica muito importante, sugiro acordarem cedo, por volta das 5h40, como eu fiz, já se prepararem para o agendamento, ou seja, ligar o computador e jå começar as tentativas de agendamento, pois as vagas são consumidas rapidamente, em 10 minutos já não tem mais vagas disponíveis. Depois disso a próxima janela de agendamento somente e disponibilizada no dia seguinte.
    Bom, agora que passei a minha contribuição para os caros colegas, se me permitem, gostaria de fazer um breve desabafo de insatisfação. Esse serviço construído pelo MT do nosso querido país é muito mal planejado, pois não informa corretamente a regra do serviço para o cidadão brasileiro, que sempre arca com os seus deveres, pagando os seus impostos em dia, e que na hora de receber os seus direito, com o tão necessitado seguro desemprego, é prejudicado pelo nosso governo. Felizmente um belo dia fui iluminado, Deus me ajudou e colocou uma pessoa na linha 158 do MT que passou esse macete pra mim. Mas digo, não foi fácil, tive que fazer varias tentativas para falar com algum funcionário do MT, que na maioria das vezes me falavam que no momento não tem vagas, mas que mais tarde o MT liberaria mais vagas. Gente, nem adianta tentar, não perca tempo, vai por mim, melhor acordar cedo e fazer o agendamento.

  13. Estou tentando agendamento a uma semana pelo site não consigo concluir o agendamento, nada funciona neste país. falta de respeito com cidadão, o que seria forma mais rápida tornou-se a mais desprezível . Que solução sera tomada para melhorar.

  14. Poxa estou preocupada, des de dezembro q eu estou entrando no site para dar
    entrada no seguro desemprego e nao estou conseguindo como que vai ficar isso? Daqui a pouco vou perde o prazo para dar entrada

  15. Estou há vários dias tentando dar entrada no seguro desemprego e não consigo. Enquanto alguns espertos consegue movimentar milhões de dentro do presido sem precisar mofar na internet e o meu não é dinheiro roubado e de muito suor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome