O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2023), é um projeto, criado ainda no Governo Lula, no ano de 2006 o qual, tem como principal objetivo diminuir os números de criminalidade e de violência exacerbada existentes no Brasil e com isso melhorar a qualidade de toda a população brasileira. Dessa maneira, esse programa consegue fazer com que, diversos órgãos do Governo Federal se juntem, em busca de um objetivo comum, que é a diminuição do número de crimes cometidos no Brasil.

Pronasci
Pronasci 2018 – inscrição

Por isso, o Pronasci tem uma ação conjunta entre o Ministério das Cidades, o Ministério da Educação e também o Ministério da Justiça, para que todos os elementos desse projeto estejam bem integrados e com isso eles consigam manter a eficácia de todo o projeto.

O que é o Pronasci

Para tentar diminuir um pouco o índice de criminalidade cada vez maior em todo o Brasil, o Governo Federal criou o Pronasci, que acaba tendo alguns focos principais, para conseguir atingir esse objetivo de diminuir o número de crimes no Brasil e também a forte desigualdade social que há no país.

Assim, entre uns dos objetivos principais do Pronasci, está a integrar parte da própria população mais carente, no combate a esses crimes praticados em favelas. Com isso, o Governo Federal tem subsídios mais fortes e mais dados, para conseguir montar um projeto de inteligência contra esses diversos grupos de crime organizado presente no Brasil. O programa financia desde bolsas auxílio, semelhante ao bolsa família, como programas para coibir a violência em comunidades no Brasil.

Outro ponto bastante interessante do Pronasci, é a questão do melhor pagamento para quem faz parte da segurança pública, já que, os salários desses trabalhadores estão muita abaixo do que deveria ser, até pelo risco que eles correm diariamente, fazendo a proteção de inúmeros bairros e pessoas. O programa já está presente em 15 capitais brasileiras e tem a intenção de cobrir todo o Brasil até o meio de 2054, para que assim, mais jovens tenham a oportunidade de deixar a criminalidade ou ainda nem entrar dentro dela.


Inscrição Pronasci 2023

Para realizar o cadastro no Pronasci 2023, é necessário que o interessado vá a uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar o cadastro no programa, dentro de uma das inciativas do programa. Para realizar o cadastro, é necessário portar os seus documentos de identificação.

As principais inciativas de cidadania dentro do pronasci são:

  • O programa Mulheres de Paz – Paga uma ajuda de custo de R$ 190,00 para mulheres que queiram como agentes sociais para a orientação de jovens em situação de vulnerabilidade social

Como Funciona o Pronasci

Por se tratar de um projeto feito pelo Governo Federal, é ele que toma realmente conta do sistema e indica quais as ações a serem feitas, seja um novo projeto cultura em um bairro mais perigoso ou ainda o aumento do salário mínimo dos funcionários da Segurança Pública em um determinado estado.

Esse sistema é interessante, pois, faz com que todos os integrantes do programa conversem e trabalhem de forma coordenada, já que uma ação de educação, vai influenciar uma medida de segurança e é importante essa total sincronia fina entre todos os envolvidos para que o projeto alcance o seu objetivo.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome