Como forma de incentivar os trabalhadores brasileiros, o Governo Federal concede como motivação alguns benefícios. Um desses incentivos mais divulgado é o Programa de Integração Social, mais conhecido pela sigla PIS ou abono salarial. No entanto, nem todas as pessoas possuem direito a essa remuneração. Quer saber quem tem direito ao pis? Leia o artigo abaixo!

quem tem direito ao PIS 2020
Confira a seguir quem tem direito ao PIS 2020

PIS 2020

O PIS ou abono salarial é pago aos trabalhadores da rede privada. Já os servidores e funcionários de órgãos público recebem o chamado PASEP.  Geralmente, este benefício é considerado como um décimo quarto salário para os trabalhadores.

Para as pessoas saberem a data que o PIS estará em conta, a Caixa divulga anualmente o calendário PIS 2020. Os pagamentos são realizados de acordo com mês de nascimento do trabalhador.

Quem tem direito ao PIS

Para o recebimento do PIS é preciso que o trabalhador tenha obedecido algumas regras. Por isso, nem todas as pessoas conseguiram receber este benefício. Estas diretrizes são definidas pelo Governo Federal juntamente com a Caixa Econômica Federal, único banco responsável pelo pagamento deste benefício.

Para receber o PIS, o trabalhador tem que se encaixar nessas quatros regras abaixo:

  • É preciso ter, no mínimo, um cadastro de cinco anos no PIS/PASEP;
  • Ter trabalhado remunerado durante, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Salário mensal médio, durante o ano-base, não pode ter ultrapassado a marca de 2 salários mínimos;
  • Ter sido cadastrado pelo Empregador na RAIS do ano-base, confirmado o vínculo empregatício ao Ministério da Economia.

Caso se encaixe em todas essas diretrizes acima, basta apenas ficar ligado no calendário do PIS para a data de recebimento do seu benefício.

Valor do PIS 2020

Depois de saber quem tem direito ao PIS, é sempre bom saber o valor do benefício para este ano. O valor do abono salarial acompanha o valor do salário mínimo do ano atual. Por isso, o valor sofre anualmente alterações. Neste caso, está fixada a quantia de R$ 1.045.

Atente-se, pois a quantia paga pelo PIS não é acumulativa. Caso o saque não seja realizado até a data limite determinada pela Caixa Econômica Federal, o dinheiro será devolvido para os cofres do governo.

O primeiro trimestre deste ano será destinado apenas o pagamento do restante do PIS referente ao ano passado. O PIS 2020 só começará a ser pago em meados de julho deste ano.

Você pode sacar o valor do PIS 2020 em diversos locais. É possível sacar em terminais eletrônico da caixa, agências, lotéricas e correspondentes Caixa AQUI. É preciso que leve o cartão cidadão e também um documento de identificação com foto, como a carteira de trabalho, carteira de identidade e também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quem não tem direito ao PIS 2020

Não devem receber o PIS 2020 as seguintes categorias:

  • Menores aprendizes;
  • Empregados domésticos;
  • Diretos sem vínculo empregatício;
  • Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;
  • Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física.

1 COMENTÁRIO

  1. O meu Pis foi declarado pela empresa, e a parte do dia 16 de Fevereiro de 2016 foi declarado a liberação de pagamento, só que nomomento está dando valor inegistente. Gostaria de saber como faço para receber esse valor?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome