Há alguns anos era muito fácil encontrar pessoas que emitiam cheque cruzado como forma de pagamento. Embora tenha caído parcialmente em desuso, essa ainda é uma possibilidade de transação financeira no Brasil, por isso vale a pena saber mais sobre isso.

Cheque Cruzado

O que é um Cheque Cruzado

O cheque cruzado é uma forma de pagamento legal disponível no Brasil. Nesse tipo de pagamento só é possível receber o valor através de um depósito bancário.

Com isso, a pessoa que emite o cheque tem um pouco mais de tempo para sustar o valor caso ocorra qualquer problema. Portanto, é uma segurança a mais para o emissor.

Como preencher Cheque Cruzado

O preenchimento do cheque cruzado não difere quase nada do cheque normal. Deve-se assinar normalmente o cheque, porém, ao final, é preciso fazer duas linhas paralelas em diagonal sobre o cheque.

Essas linhas indicam que esse cheque foi cruzado, o que quer dizer que para o dinheiro ser liberado ele precisa, primeiro, ser depositado em uma conta.

Quando tempo leva para compensar um cheque cruzado?

Quando o valor do cheque cruzado é superior a  R$ 300,00, o tempo de compensação é de mais ou menos 2 dias após o deposito. A demora para compensação é um dos motivos pelos quais o cheque tem caído cada vez mais em desuso.

Tipos de Cheque Cruzado

Existem diferentes tipos de cheque cruzado. Conheça agora cada um deles:

Cruzamento geral

É o cheque cruzado em branco. Ele pode ser depositado em qualquer banco e é considerado o tipo mais comum de cheque cruzado.

Esse tipo de cheque não possui nenhuma especificação, como nome da pessoa que pode recebe-lo ou instituição financeira em que ele pode ser depositado.

Cruzamento especial:

Nesse caso o próprio emissor indica um banco para que o cheque seja depositado, com o nome do banco sendo escrito entre as duas linhas desenhadas. Esse tipo também é chamado de cheque cruzado em preto.

Cheque cruzado e nominal

O cheque cruzado e nominal restringe o depósito somente a uma conta daquela pessoa a quem o cheque se dirige. Porém, o recebedor pode liberar que outra pessoa receba o cheque assinando o seu verso.

Vale lembrar que o cheque nominal que não está cruzado pode ser recebido na boca do caixa. Mas no caso do cruzamento somente após depósito e, nesse caso, em conta de mesmo titular do contemplado pelo cheque.

Lembre-se que cruzar o cheque lhe dá oportunidade de ganhar mais um tempo para sustar e até mesmo cancelar a operação caso ele seja roubado, perdido, extraviado etc.

O cheque cruzado é um elemento muito simples que atribui ais segurança à transação e que permite que você tenha mais conforto no pagamento através desse método.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome