Saber sobre Cheque Devolvido Motivo é importante para que você entenda o que deu errado na sua transação financeira. Assim fica mais fácil resolver rapidamente a situação e até mesmo quitar uma dívida que eventualmente esteja em andamento.

Sempre que um cheque é devolvido há um motivo para isso. Ele é especificado por códigos. Hoje vamos lhe ajudar a entender melhor quais são os principais.

Cheque Devolvido Motivo 11, 12, 13, 22
Cheque Devolvido Motivo 11, 12, 13, 22

Por que um Cheque é Devolvido?

Um cheque é devolvido quando há algum problema na transação. Geralmente isso acontece por falta de fundos. Ou seja, a pessoa que emitiu o cheque não tinha dinheiro para cobrir o valor.

Veja a seguir uma lista com algumas situações que podem ocorrer e entenda mais sobre por que um cheque é devolvido.

Motivo 11 O que significa, O que Fazer?

O cheque devolvido motivo 11 é classificado como “Cheque Sem Fundos – 1° apresentação”. Ou seja, é o primeiro aviso de que o cheque em questão não pode ser descontado por falta de dinheiro na conta.

Para regularizar essa situação, basta que você:

  • Procure o seu banco para obter todos os dados do cheque devolvido, incluindo o CCF – Cadastro de Emitentes de Cheque Sem Fundo.
  • Com essas informações em mãos, procure agora no canhoto do talão os dados da pessoa para quem deveria ter pago. Regularize a situação diretamente com a empresa ou pessoa.
  • Pegue de volta o cheque que foi atestado sem fundos.
  • Volte na agência com o cheque e com o comprovante do pagamento e solicite a regularização.

Motivo 12 O que significa, O que Fazer?

Outro caso comum é o cheque devolvido motivo 12: cheque sem fundos – 2ª Apresentação. Isso quer dizer que pela segunda vez alguém tentou descontar o cheque, mas novamente não havia fundos para quitação.

Nesse caso é importante fazer o pagamento do débito seguindo as orientações do passo anterior.  Ou seja, você precisa recuperar o cheque e buscar a pessoa ou empresa a quem está devendo para regularizar a quitação.

Motivo 13 O que significa, O que Fazer?

O motivo 13 de cheque devolvido ocorre quando a conta em questão foi encerrada. Nesse caso o problema é que ao tentar descontar, não havia valor disponível para quitação.

Portanto é preciso encontrar o cheque e entrar em contato com a empresa e/ ou pessoa a quem você deve para efetuar o pagamento do cheque e regularizar a sua situação.

Motivo 22 O que significa, O que Fazer?

O cheque devolvido motivo 22 ocorre quando há alguma divergência na assinatura, ou insuficiência de dados. Sendo assim, por questão de segurança  cheque não é validado.

A única forma de regularizar é buscando a pessoa que deveria receber o valor para realizar a quitação. Lembre-se que se não fizer isso pode sofrer penalidades legais.

Conhecer as informações sobre cheque devolvido motivo é importante para quem deseja manter as finanças sempre em dia e garantir o pagamento de todas as dívidas.

  • 22 – Quando há problemas de divergência ou insuficiência na assinatura do cheque;
5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome