Existem muitas opções de pagamento disponíveis no mercado, o que facilita bastante a vida dos clientes de bancos e empresas financeiras. Uma dessas alternativas é o cheque administrativo, que ainda desperta bastante dúvidas nos usuários.

Apesar de ser cada vez menos utilizado, o cheque ainda é uma possibilidade ara quem deseja realizar um pagamento ou um depósito. No entanto, antes de utilizar esse meio de pagamento é importante entender exatamente como funciona.

Cheque Administrativo
Cheque Administrativo

O que é um Cheque Administrativo

Um cheque administrativo nada mais é do que um cheque que já vem completamente preenchido e cujo valor foi previamente aprovado pelo banco. Isso quer dizer que o próprio banco responsável pelo cheque confirmou que há dinheiro suficiente para cobri-lo.

Pra que Serve?

O cheque administrativo serve para transações de alto valor em que ambas as partes desejem fazer isso com mais segurança. Por exemplo, se você vai comprar um veículo e o pagamento será feito através de cheque com valor integral, o cheque administrativo cai perfeitamente bem.

Como Funciona o Cheque Administrativo

O funcionamento é bem simples e semelhante a um cheque normal. A diferença é que o valor já foi confirmado pelo banco antes, o que garante que o cheque não vai voltar. É, portanto, uma segurança a mais para ambas as partes da negociação, em especial para quem recebe.

Quando Usar?

Você pode utilizar esse tipo de pagamento sempre que achar conveniente. Porém, o mais indicado é usá-lo quando se trata de uma negociação de valor elevado em que a garantia de que o cheque será coberto se faz mais importante.

Como Solicitar o Cheque Administrativo

Uma das dúvidas mais comuns da maioria das pessoas é sobre como solicitar o cheque administrativo. Felizmente isso é bem mais simples do que parece. O passo a passo é bem simples. Veja só:

  • Vá até o seu banco ou entre em contato pelos canais disponíveis;
  • Verifique se a sua conta bancária possui o valor disponível para cobrir o cheque que deseja passar;
  • Caso sim, solicite então um cheque com o valor exato que deseja pagar.

Se for aprovada a solução o banco enviará uma folha de cheque com o valor adequado já preenchido, o que garante que você tem aquele valor disponível para pagamento do cheque após ele ser repassado ao destinatário.

Quanto Custa Emitir

É importante saber que os bancos cobram, sim, um valor para emitir esse tipo de cheque. Essa taxa, porém, varia de banco para banco, ficando a critério de cada empresa definir o preço do serviço. Alguns valores são:

Vale a pena ressaltar que esse valor pode alterar. Por isso, antes de realizar a compra de um cheque administrativo você deve primeiro procurar informações sobre o valor atual cobrado pelo banco para evitar qualquer surpresa.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome