O Imposto Predial e Territorial Urbano, também conhecido como IPTU 2023, é um tributo destinado as pessoas que possuem propriedade sobre um imóvel localizado em alguma parte urbana, como sala comercial, depósito, apartamento, etc. Trata-se, muitas vezes, do principal meio de obtenção de fundos financeiros para o governo municipal.

Mas, em alguns casos, o IPTU é um meio para vistoriar os preços das propriedades. Se informar sobre o IPTU é a principal forma de evitar equívocos. Por isso, quer ficar por dentro de consulta, valor, pagamento e Segunda Via do IPTU 2023? Leia o artigo abaixo.

IPTU 2023
IPTU 2023

Consulta IPTU 2023

A consulta ao IPTU pode ser realizada na internet, por meio do site da prefeitura de sua cidade, ou também no boleto de pagamento remetido à sua residência. Lá, o contribuinte poderá verificar todas as informações a respeito do seu imóvel, como a área territorial, endereço, área calculada, lote, alíquota, entre outras informações.

Consulta IPTU
Consulta IPTU

Você também pode consultar o valor do IPTU no site de sua cidade:

  • Acesse o site de seu município;
  • Procure pela guia de “tributos”, “impostos”, ou “serviços”;
  • Escolha a opção “IPTU”;
  • Faça o seu login;
  • Confira as informações do seu imóvel.

Valor do IPTU 2023

O IPTU 2023 não conta com um valor fixo, pois, assim como no caso do IPVA, o IPTU é um imposto proporcional ao valor do bem cobrado. Portanto, o valor do IPTU 2023 do imóvel de pessoa X, é diferente do cidadão Y, a não ser que possua as mesmas características. Para realizar o cálculo do valor do tributo alguns gestores levam em conta os seguintes pontos: localização, tamanho da área construída, tamanho do terreno e também qualidade do acabamento da construção.

Por fim, a base do cálculo do IPTU é o preço do imóvel sobre o imposto pago por ele. A alíquota usada para realizar o cálculo do tributo é definida pelo prefeito de cada município.

Benefícios do IPTU
Benefícios do IPTU

Emitir 2ª via

Na maioria das vezes, as prefeituras disponibilizam a opção de emitir 2ª via do IPTU 2023 pelo seu site oficial, como é o caso do Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, entre outras cidades.

A emissão da 2ª via desse imposto pela internet é totalmente gratuita e pode ser realizada em dentro de pouquíssimos minutos. Determinadas prefeituras não possuem site institucional para emitir 2ª via do IPTU 2023. Portanto, é preciso que o cidadão se dirija até à sede da prefeitura e peça para que realize a emissão da 2 via do IPTU de sua residência.

Confira como quitar outros impostos atrasados:


Pagamento do IPTU

Após estar com o boleto de pagamento do IPTU 2023 em mãos, o cidadão precisa efetuar o pagamento até a data estipulada pela prefeitura. Geralmente, o pagamento desse imposto pode ser realizado em qualquer agência bancária, como Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, entre outras. Isto porque nem todas as cidades possuem acesso à todas instituições bancárias, portanto os gestores disponibilizam o pagamento numa ampla quantidade de agências.

É fundamental realizar o pagamento do IPTU em dia para evitar a cobrança de juros e multas, consequentemente, aumentando o valor do imposto.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome