Escolher um candidato em ano de eleição presidencial é realmente algo bastante complexo. A verdade é que o brasileiro está cada vez mais desanimado e desacreditado da política do país. Veja logo abaixo como funciona as Pesquisas Eleições 2024.

pesquisas eleições
pesquisas eleições

As pesquisas eleições 2024 ajudam a nortear um pouco o pensamento, já que trazem uma suposta previsão a respeito dos resultados das urnas.

É importante esclarecer que as pesquisas apontam intenções de votos, portanto, elas não obrigatoriamente decretam os resultados, já que a opinião pública pode mudar com facilidade.

Como funciona a pesquisa eleitoral

A pesquisa eleitoral é um meio legal utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral que tenta prever qual será o resultado da eleição que se aproxima no país.

Claro que a pesquisa não traz um resultado exato, mas sim uma possibilidade diante da opinião atual do eleitorado.

A pesquisa eleitoral é realizada em diversos estados brasileiros.

Veja como tudo acontece:

  • A pesquisa é encomendada pelos veículos de notícias para dar suporte aos trabalhos jornalísticos;
  • O órgão responsável pela pesquisa seleciona pessoas considerando grupos que melhor represente o eleitorado brasileiro através de características como gênero, idade, etnia, condição social etc;
  • A esse grupo dá-se o nome de amostragem;
  • Os entrevistadores vão para as ruas considerando os perfis de exemplo obtidos na amostragem e abordam pessoas que se enquadrem naquelas características;
  • O instituto de pesquisa realiza um contato com 20% dos entrevistados após a coleta das respostas para confirmar se os dados estão corretos;
  • Um profissional estatístico participa da análise junto ao instituto de pesquisa e libera os resultados para o veículo.

Veja também: Como saber o Local de Votação?

Órgãos responsáveis pelas pesquisas

Muitos órgãos participam das pesquisas relacionadas à eleição. No entanto, eles precisam ser registrados conforme a Lei das Eleições – Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que rege a atividade.

Pesquisas Eleições 2024 – O que é a margem de erro?

Como dito anteriormente, as pesquisas apontam estatísticas para o resultado, mas não garantem que esse é o resultado, de fato. Apenas uma parcela da população é entrevistada seguindo os parâmetros da amostragem.

Sendo assim, as pesquisas trabalham com a chamada “margem de erro”.

Esse é um percentual que aponta as possibilidades de mais ou menos votos para um determinado candidato, seguindo os parâmetros obtidos nas entrevistas e as possibilidades de mudanças de opinião.

Por padrão, as pesquisas políticas trabalham com confiança de 95%. Quer dizer que o candidato tem 2,5% chance de estar acima da pesquisa e 2,5% de estar abaixo dela, totalizando os 5% restantes para fechar a conta.

Leia: Comprovante de Votação: Como Conseguir, Como tirar 2ª via de Comprovante.

O que dizem as pesquisas das eleições de 2024

Por enquanto as pesquisas eleitorais divulgadas até o momento (Genial Quaest e PoderData) mostram o seguinte cenário para a eleição presidencial de 2024:

  • Lula: 45% das intenções de voto;
  • Bolsonaro: 23% das intenções de voto;
  • Dória: 2% das intenções de voto;
  • Ciro: 7% das intenções de voto.

Conhecer o funcionamento das pesquisas é importante, mas mais ainda é acompanhar as novidades e estudar os candidatos antes de escolher em quem votar. Seja um eleitor consciente e não desperdice o seu voto.

Vote neste artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome