Como Votar Nulo 2024? Mais um ano de eleição no Brasil. Como sempre acontece, muitas pessoas se preparam com antecedência para esse dia que é tão importante para o rumo do país.

como votar nulo
como votar nulo

Mas da mesma forma, muita gente fica com dúvidas até estar em frente à urna. Por exemplo, você sabe como votar nulo 2024? Hoje vamos explicar o passo e tirar as suas dúvidas sobre esse tema.

Veja também: Como Funciona o Segundo Turno Das Eleições 2024.

O que é o Voto Nulo?

O voto nulo é considerado um voto inválido, e, portanto, representa a abstenção do eleitor nessa rodada de votações.

É uma opção para quem julga que nenhum dos candidatos é realmente bom, ou para aqueles que não estudaram os candidatos e preferem não arriscar um voto errado.

É importante entender, portanto, que o voto nulo não é contabilizado de nenhuma forma, indicando que aquela pessoa não tem vontade de se posicionar nessa eleição.

Ainda assim, votar nulo não muda o cenário das eleições, afinal, quem está com mais votos continuará mais perto da vitória.

Voto nulo x voto branco

Existem dois termos importantes que aparecem em época de eleição: voto nulo e voto branco. Os dois são bem semelhantes e causam efeitos parecidos nas eleições.

O voto nulo é um voto considerado de protesto, em que o eleitor digita o número que não é de nenhum candidato na urna. Esse voto, por tanto, não será contabilizado nas eleições.

O que muda no voto branco é o fato de que o eleitor, no caso, não irá digitar número nenhum na urna. Ele simplesmente vai confirmar a votação com os campos em branco.

Ambos não entram nas apurações e não são contabilizados. Portanto, não há uma diferença efetiva a respeito dos efeitos dos votos nulo ou branco.

Como Votar Nulo na Urna Eletrônica 2024

Se você está considera que não há qualquer candidato digno de sua votação e quer se abster das decisões do país nesse ano, votar nulo é uma opção.

Votar Nulo na Urna Eletrônica 2024 será bem simples:

  • Vá até o local de votação munido de seu RG e título de leitor;
  • Informe os dados para o mesário de sua seção;
  • De frente para a urna eletrônica, digite um número aleatório para votação. Certifique-se de que não parecerá nenhuma foto e nenhum nome na tela;
  • Confirme na tecla verde para votar nulo na urna eletrônica 2024.

Lembrando que caso você digite um número qualquer e apareça na tela o nome ou a foto de algum candidato, você deve mudar, pois isso indica que você está dando o seu voto para aquele que está na tela.

O voto nulo não deve ser direcionado a ninguém.

Como Votar Nulo 2024 – Para quem vai o voto Nulo?

Diferentemente do que muita gente pensa, o voto nulo não é direcionado ao candidato que está mais a frente nas votações. Ele, na verdade, não surte efeito nenhum.

Votar nulo é uma decisão que precisa ser pensada com calma, afinal, como cidadão é importante participar dessas decisões e dar o seu voto aqueles que você considera mais interessantes para os cargos públicos.

Vote neste artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome