Texto referente as eleições passadas!

Está chegando as eleições 2024. Isso significa que milhões de brasileiros vão às urnas escolher os representantes públicos para alguns dos cargos mais importantes do país.

Eleições 2024
Eleições 2024

Por isso é tão importante conhecer mais informações e descobrir tudo sobre as eleições desse ano.

Eleições 2024

No Brasil o voto é obrigatório, embora as pessoas possam anular ou votar em branco. No entanto, o comparecimento, inclusive para se abster, é essencial.

Por isso, se você vai participar das eleições 2024 é muito importante conhecer um pouco mais sobre os cargos e candidatos que estão no páreo.

Confira: Sobre o Agendamento Biométrico: Prazo para Solicitar, Documentos Necessários.

Cargos Eleições 2024

Neste ano os brasileiros têm uma missão muito importante. Os eleitores devem votar para alguns dos cargos mais importantes do país.

Veja a lista com os cargos que serão definidos nas urnas e se prepare para escolher os seus candidatos:

  • Presidente da República;
  • Governador;
  • Senador;
  • Deputado Federal;
  • Deputado Estadual.

Por ser uma eleição de muitos cargos é importante anotar tudo certinho para não errar na hora de votar.

Sempre indicamos que os eleitores levem uma cola com os números e os nomes de seus candidatos para agilizar o processo de votação.

Datas das Eleições 2024

Como é de costume, a data das eleições no Brasil costumam acontecer sempre ao final do ano. Assim, os eleitos em exercício permanecem nos cargos por mais alguns meses e dão lugar a seus substitutos no começo do novo ano.

No caso das eleições 2024 as datas previstas são:

  • Primeiro turno: Ainda não Definido;
  • Segundo turno: Ainda não Definido.

Anote essas datas em sua agenda e esteja preparado para exercer o seu dever como cidadão brasileiro comparecendo à votação para ajudar a eleger os líderes do país.

Candidatos a Presidente 2024

Ao todo o país possui:

  • 12 pré-candidatos à presidência da república, o cargo mais alto do país.

Porém, sabemos que nem metade desses nomes recebem uma quantidade significativa de votos, e geralmente as eleições se centralizam em 2 opositores.

Para lhe ajudar a conhecer um pouco mais sobre eles, separamos uma lista com os principais pré-candidatos a esses cargos eleições 2024 e um breve resumo de suas atuações.

Lula – PT:

Pelo Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva surge como o principal nome da esquerda e também desponta como um provável vencedor das eleições.

O candidato nordestino já esteve na presidência durante dois mandatos que duraram de 2003 a 2010.

Jair Bolsonaro – PL:

Jair Bolsonaro tenta a reeleição, cuja maior dificuldade é ganhar popularidade em regiões determinantes como norte e nordeste do país. Bolsonaro foi deputado federal por sete mandatos consecutivos, de 1991 a 2019.

João Dória – PSDB:

Depois de encarar a prefeitura da maior cidade do país e o governo do Estado de São Paulo, João Dória agora concorre a presidência representando os Tucanos.

O candidato se destacou por argumentar contra Bolsonaro durante a pandemia e apoiar a vacinação no estado.

Ciro Gomes – PDT:

Apesar de as pesquisas apontarem apenas 10% de intenção de votos em Ciro Gomes, o candidato costuma sempre figurar entre a lista de mais votados, mas sem representar ameaça ao primeiro colocado.

Ciro já esteve a frente de ministérios e governou o Ceará. Hoje é um dos nomes mais importantes do chamado “centrão”.

Segundo Turno Eleições 2024 – Como Funciona

Caso nenhum dos candidatos alcance ao menos metade dos votos válidos, então ocorre um segundo turno entre os dois primeiros colocados. A votação para o segundo turno eleições 2024 ocorrerá em 30/10 e segue o mesmo esquema do primeiro turno.

Pesquisas Eleitorais Presidente

Através das pesquisas eleitorais é possível ter uma ideia de como andam as intenções de voto dos brasileiros. As pesquisas são realizadas por órgãos especializados que vão às ruas ouvir a opinião e uma parcela da população.

Atualmente as pesquisas apontam uma boa vantagem de Luís Inácio Lula da Silva (PT), com mais de 40% das intenções de voto. Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar com 26% das intenções.

Os dados mostram que se as eleições fossem hoje, o candidato petista tria vantagem sobre qualquer um dos adversários. Bolsonaro, porém, venceria em uma disputa contra João Dória.

Veja ainda: Sobre o Voto em Trânsito: Habilitação, Onde é Possível Votar, e qual o Valor da Multa por Não Votar.

Apuração Eleições 2024

As apurações ocorrem assim que as eleições são oficialmente finalizadas, às 17h. Ao final do dia cada presidente de seção eleitoral deve enviar os dados das urnas para o Tribunal Eleitoral, onde se inicia a contagem e votos.

Somente após a contagem ocorrer de maneira integral é que finalmente o Tribunal divulga um vencedor. Os eleitores podem acompanhar a apuração eleições 2024 pelo aplicativo Resultados.

Resultado das Eleições 2024

Os resultados das eleições 2024 são divulgados horas depois do encerramento do período de eleição.

É importante acompanhar canais oficiais do governo e veículos de comunicação de qualidade para ficar sabendo de tudo em primeira mão.

Vote neste artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome