Como anular o voto? O brasileiro tem se mostrado cada vez mais decepcionado com a política do país.

como anular o voto
como anular o voto

Não é para menos: vira e mexe aparecem casos de corrupção e escândalos criminosos envolvendo aqueles nomes que deveriam zelar pelo povo. Por isso muita gente pesquisa sobre como anular voto.

Como você deve saber, o voto é obrigatório no Brasil. No entanto, isso não significa que todos os brasileiros precisam, de fato, ter um candidato preferido concorrendo.

Quem não se identifica com as opções pode optar pelo voto nulo – mas isso também traz consequências para o país.

Veja também: Como Funciona o Segundo Turno Das Eleições 2024.

O que é Voto Nulo

O voto nulo é aquele que ocorre quando o eleitor insere na urna eletrônica um número fictício, que não corresponde a nenhum candidato disputando para o cargo.

Ao confirmar a votação nesse número inexistente, portanto, o eleitor anula o voto. O voto nulo significa que você não está apostando em nenhum candidato.

Diferentemente do que muita gente pensa, esse voto não é contabilizado para quem está na frente, porém, também não contribui para desbancar o número 1. Então acaba sendo, sim, um voto de apoio aquele que já lidera as eleições.

Como Anular o Voto

Para anular o voto é preciso, primeiro, ter certeza de que realmente não quer que nenhum dos candidatos desponte ara a vitória.

Se esse é o seu caso, basta seguir o passo a passo:

  • Compareça ao local de votação munido de seu título eleitoral e um documento com foto;
  • Entregue os documentos para o mesário e aguarde a indicação para votar;
  • De frente para a urna eletrônica, digite uma numeração aleatória;
  • Certifique-se de que não apareceu nem o nome nem a foto de nenhum candidato na tela;
  • Confirme a votação.

Feito isso você já votou nulo. Lembre-se que embora essa seja uma opção, pode não ser a melhor escolha se você quer realmente mudar o cenário do país de alguma forma.

Confira: Como saber o Local de Votação?, e ainda Voto em Trânsito: Habilitação, Onde é Possível Votar.

Como Anular o Voto – O que acontece ao votar Nulo?

Quem vota nulo simplesmente não tem a sua votação contabilizada. No entanto, contrariando o mito que ronda a internet, uma grande quantidade de votos nulos não pode anular uma eleição.

Os votos válidos continuam sendo primordiais e definem, sim, as eleições no país.

Voto nulo x voto branco

Tanto voto nulo quanto voto em branco não contam nos resultados finais. Más tem diferença Entre Voto Nulo e Branco: Como Votar Branco, Como votar Nulo. Porém, enquanto o voto nulo demonstra interesse em votar, com não identificação com nenhum candidato, o voto branco demonstra total desinteresse na eleição.

Os dois votos são aceitos no Brasil e são opções para os eleitores. No entanto, é importante ponderar se você realmente não quer fazer parte da mudança ajudando a eleger um candidato de qualidade.

Vote neste artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome