Você sabe quais são os cargos eleições 2024? Esse será um ano muito importante para os brasileiros, pois, definirá alguns dos postos políticos mais altos do país.

Mas, para votar com consciência é importante saber exatamente o que faz cada uma dessas figuras e assim decidir com calma os seus candidatos. Então, veja esse texto explicativo que criamos para você.

Cargos Eleições 2024
Cargos Eleições 2024

Quais Cargos Disputados nas Eleições 2024

A cada 4 anos ocorre no Brasil uma eleição grandiosa em que os eleitores precisam votar em 5 cargos diferentes. É justamente essa que acontecer ano que vem. Então, conheceremos os cargos eleições 2024.

Aproveite e Confira Também: Como justificar o voto em 2024.

Presidente

O presidente é o cargo mais importante o país. Aquele que for eleito em 2024 passará 4 anos no cargo – a menos, é claro, que ele renuncie durante o mandato ou venha a sofrer um impeachment.

A transferência da faixa presidencial marca a posse do novo eleito. Ela ocorre em 1° de janeiro do ano seguinte à eleição.

A passagem da faixa é um ato democrático, civil e que demostra respeito entre as partes – aquela que ocupa e aquela que deixa a presidência.

O presidente deve liderar pensando no bem comum. Para tanto, ele precisa apresentar um plano de governo.

Nesse plano, o eleito fala sobre políticas prioritárias e projetos de lei que pretende implementar no país. Além disso, deve apontar diretrizes para uso do orçamento público durante seu mandato.

O presidente é o homem (ou mulher) que nomeia os ministros do Supremo Tribunal Federal. Ele também determina quem será o advogado-geral da União.

Por fim, esse é o cargo que comanda as Forças Armadas. Portanto, um presidente pode declarar paz ou iniciar uma guerra se considerar isso necessário, com autorização do Congresso Nacional. Caso o Presidente não obtenha a maioria dos votos (ou seja mais de 50%) no 1º turno, ocorre 2º turno nas eleições.

Governador

O governador é o líder que atua nos estados brasileiros. No Brasil serão eleitos 27 governadores. Eles são de 26 estados + o Distrito Federal.

Sua principal função é garantir a ordem e a segurança nos estados.

Portanto, ele conta com suporte de organizações como Polícias Civil e Militar e com o Corpo de Bombeiros.

Senador

Cada estado e o Distrito Federal deverá eleger 3 senadores cada um, totalizando 81 ao final. Esse é mais um dos cargos eleições 2024 que vamos votar.

Os senadores são responsáveis fazer leis, fiscalizam os atos do Poder Executivo, julgam e processam os crimes de responsabilidade de cargos como:

  • Presidente e vice-presidente;
  • Ministros;
  • Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica;
  • Ministros do Supremo Tribunal Federal;
  • Procurador-geral da República;
  • Advogado-geral da União.

É um cargo e grande poder. Por isso, pense bem antes de votar.

Deputado Federal

O deputado federal é responsável por propor leis de abrangência nacional. Ele também fiscaliza os atos do presidente da República.

Grande parte de seu tempo os deputados estão votando medidas provisórias editadas pelo Executivo. A Câmara dos Deputados possui 513 cadeiras.

Deputados Estaduais

Enquanto o deputado federal representa o povo na esfera federal, deputados Estaduais, como o próprio nome sugere, o fazem na esfera estadual.

Essa esfera é compreendida pela Assembleia Legislativa ou pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ele deve propor leis bem como sugerir emendas e alterações. Além disso, esse cargo é responsável por fiscalizar as contas do Poder Executivo.

Agora você já sabe quais são os cargos eleições 2024. Estude as propostas e escolha com calma os seus candidatos.

3.7/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome