O comprovante de residência é um documento importante exigido em várias operações como abertura de contas, compra de veículo ou de imóvel, realização de matrícula escolar até mesmo contratar um serviço de telefonia celular, já deve ter imprimido uma cópia do comprovante de residência para comprovar em qual local vive e o tipo de condição que tem.

Ele funciona como uma espécie de documento, que comprova o endereço de residência do cidadão e é muito importante para fazer diversas atividades cotidianas, se torna tão importante como o seu RG ou sua carteira de habilitação, já que muitos procedimentos pedem essa certificação.

Comprovante de Residência
Comprovante de Residência – O que é, documentos aceitos

Veja também:

Quais são os comprovantes de residência válidos?

Não existe nenhuma lei, nem na Constituição Federal, nem mesmo em nível regional ou estadual, que ateste quais são os comprovantes de residência que devem ser aceitos pelos estabelecimentos comercias. Assim, acaba sendo uma espécie de convenção para determinar o que acaba sendo validado como comprovante de residência e o que as empresas não aceitam, podendo variar um pouco de uma firma para outra.

Documentos aceitos como comprovante de residência:

  • Conta de água;
  • Conta de energia elétrica;
  • Contrato de aluguel que esteja em vigor;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Boleto bancário;
  • Conta do cartão de credito;
  • Multas;
  • Entre outros.

Documentos não aceitos como comprovante de residência:

Por exemplo, muitas empresas não aceitam:

  • Contas de telefone fixo;
  • Contas de celular.

Como comprovante de residência, sendo necessário apresentar um outro tipo de documento. Isso acaba variando conforme o padrão estabelecido por cada empresa e a norma interna que cada uma toma como válida – pois como já mencionado, não existe nenhuma lei quai, mas, ainda assim, alguns comprovantes são aceitos em todos os lugares, tais como:

O que é o comprovante de residência?  Para que serve?

Para quem vai abrir uma conta em um banco, por exemplo, uns dos primeiros documentos que é solicitado, junto com o seu holerite, que nada mais é do que a renda que você possui, é o seu comprovante de residência.

O comprovante de residência é um documento emitido por algum órgão oficial, normalmente ligado a algum tipo de Governo, seja ele Municipal, estadual ou Federal, comprovando que você vive em uma determinada residência.

Isso é importante para evitar falsificações e contratações de serviços fraudulentos, já que com um documento, as empresas conseguem obter outras informações e ainda tem um documento que possa ser usado como comprovação, em caso de alguma suspeita de fraude ou outro tipo de invalidez no contrato.

Muitas vezes, as empresas pedem que esse documento esteja em seu próprio nome, o que pode ser dificultado, por exemplo, com um adolescente que ainda more com os pais e não tenha nenhum documento em seu nome.

Desse modo, não pode comprovar a residência em causa própria, sendo necessário então, validar a relação de parentesco que possui com os pais, que estão nomeados no comprovante de residência, com um documento que ratifique essa filiação, podendo ser uma certidão de nascimento ou ainda a carteira de identidade.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome