O CPF – Cadastro de Pessoa Física é um dos documentos básicos do cidadão brasileiro, tendo muitos direitos e benefícios ligados a ele, por isso é fundamental sempre ter controle sobre a situação do seu número de pessoa Física. Com base nessa necessidade do cidadão brasileiro, a Receita Federal lançou a Consulta CPF, pela qual o cidadão pode consultar a situação cadastral do seu CPF e manter em dia o seu nome na praça. Confira a seguir como fazer essa consulta.

Consulta cpf
Consulta CPF de pessoas Físicas

Dados apresentados na consulta CPF

A consulta de dados do CPF da Receita Federal apresenta uma quantidade de dados bem limitada. Ente eles, podemos citar:

  • Número de CPF do cidadão
  • Nome do cidadão
  • Data de nascimento do indivíduo
  • Situação cadastral do contribuinte
  • Data da inscrição no CPF
  • Dígito verificador do seu número.

A consulta dos dados apresenta somente os dados pessoais mencionados acima. A consulta CPF serve somente para verificar a autenticidade de determinado número de CPF e para consultar possíveis pendências fiscais que o número do cadastro possa ter por estar em atraso.

Além desses dados, a consulta retorna os seguintes dados que podem ser usados para, no futuro, verificar a autenticidade da consulta:

  • Data e horário da consulta – segundo o horário de Brasília;
  • Código de controle do comprovante – uma sequência de letras e números que pode ser usada para conferir no futuro a veracidade da sua consulta do seu CPF.

Para que serve o sistema CPF consulta?

O sistema de CPF consulta da Receita Federal serve unicamente para descobrir se um determinado número de registro de Pessoa Física possui pendências com a União, por exemplo, tributos com o Imposto de Renda que esteja irregular. É o que se chama de CPF suspenso: quando o contribuinte precisa regularizar a situação do documento antes de poder realizar novos procedimentos usando-o. O mesmo pode ser feito ao se consultar o CNPJ de uma empresa.

A página e consulta não exibirá, por exemplo, pendências com o SPC ou SERASA. Esses tratam-se de órgãos privados com a finalidade de proteção ao crédito do setor privado, não tendo relação com as consultas do setor público. Se você deseja saber como consultar no SPC ou consultar nome no SERASA, clique nos links.

Como consultar CPF

A pesquisa por número de CPF é um procedimento extremamente simples, basta seguir atentamente os passos mencionados em seguida:

1- Acesse o portal da Receita Federal, na página de consulta do Número de CPF.

CLIQUE PARA ACESSAR O PORTAL DA RECEITA.

2- Digite o número de CPF que deseja pesquisar, sem pontos nem hívens: basta digitar os números;

3- Digite a data de nascimento da pessoa referente ao número que deseja pesquisar. Isso é muito importante, pois evite que pessoas estranhas tenham acesso aos seus dados de CPF

4- Clique em CONSULTAR. Abrirá uma janela com um código em imagem, você precisa digitá-lo.

5- Pronto: Ao realizar todos esses passos, você terá acesso a consulta do CPF

Obter dados pela consulta do CPF

Muitas pessoas têm interesse em obter dados de pessoas através do número do CPF, como obter o RG pelo CPF, entre outros, mas isso não é possível. Essas informações são protegidas do público, pois podem ser usadas para praticar crimes usando número de documentos de outras pessoas, é por isso que o site da Receita, por exemplo, exibe uma quantidade de dados bem pequena.

É possível, entretanto, pagar para realizar esse tipo de consulta em empresas privadas que detêm esse tipo de informação, embora trate-se de um procedimento extremamente antiético.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome