A carteira de estudante ou identidade jovem é um programa conhecido por distribuir documento de identificação com foto para os jovens com idade de 15 a 29 ano. O programa hoje beneficia mais de 18 milhões de jovens em todo o Brasil, e visa atingir jovens de classe sociais menos favorecidas e que recebam até 2 salários mínimos por mês. Os mesmos devem estar cadastrados no Cadastro Único, pois o programa identidade jovem é um programa Social junto ao Governo Federal.

Dentre os benefícios da emissão do documento de identificação, o jovem ainda tem a garantia de pagar meia entrada em eventos culturais tais como jogos, show, cinema, teatro entre outros, e também tem como garantia pagar meia passagem.

O que é o programa identidade jovem?

Esse programa faz parte do planejamento do Governo para beneficiar e assegurar as conquistas da juventude, de modo que todos os compromissos possam ser assumidos e adquiridos para a inclusão do jovem brasileiro. O documento do estudante visa beneficiar jovens com idade de 15 a 29 anos de idade, onde 40% das entradas é garantida pelo programa. Jovens de baixa renda possuem direito à isenção ou desconto em passagens interestaduais.

Cadastro Identidade Jovem – Como tirar

O cadastro no programa ID jovem é feito virtualmente. O acesso é possível em qualquer dispositivo móvel, as cidades que não possuem acesso virtual, serão emitidos cartões de plásticos e entregue a quem é de destino.

A formalização oficial do cadastro e a emissão do ID jovem será feita pela própria Caixa Econômica Federal, que possui um amplo gerenciamento e conhecimento sobre diversos programas sociais da Caixa, a mesma tem a responsabilidade em gerenciar o programa identidade jovem e emitir os documentos, quanto ao design é todo estético, da carteira o principal responsável é a UNE – União Nacional dos Estudantes, entidade responsável da juventude brasileira e a validação das mesmas.

Quais são os benefícios do programa ID jovem?

A efetivação desse programa representa um avanço muito importante no andamento do processo do sistema nacional da juventude. O programa identidade jovem garante importantes benefícios, como garantir ao jovem a meia entrada em eventos culturais e esportivos.

ID Jovem
ID Jovem – Benefícios da identidade Jovem

Quem pode fazer o cadastro no programa identidade jovem?

O controle dos jovens é feito por um documento chamado ID JOVEM, que é feito através do sistema de Cadastro Único do Governo Federal. Esse documento permite o acesso de famílias de baixa renda aos benefícios do programa.

É através deste programa que outros benefícios sociais são analisados. Assim como o bolsa família 2021, o programa ID jovem também passa por uma análise, e é por meia desta análise que os jovens são identificados e contemplados com o programa.

Só participam e são contemplados pelo ID Jovem, brasileiros entre 15 e 29 anos, que possuem baixa renda. Caso se enquadre nessas regras, poderão receber o cartão identidade jovem e se beneficiar com tudo que o programa disponibiliza para os jovens.

App Identidade Jovem

Para utilizar o aplicativo, basta fazer seu download. Deve-se preencher os campos necessários como o seu número do NIS e os dados cadastrais solicitados. Para adquirir algum bilhete ou ingresso, é necessário apenas a apresentação do ID virtual, acompanhado de um documento oficial com foto. A ID jovem deve ser atualizada a cada 30 dias, em uma nova consulta no aplicativo ou no site.

Aplicativo Identidade Jovem
Aplicativo Identidade Jovem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome