O Cartão Cidadão 2024 é um documento emitido diretamente pela Caixa Econômica Federal para consulta e saque de diversos serviços e benefícios ligados ao cidadão. Esse cartão surgiu para substituir o antigo cartão do trabalhador, para aumentar a segurança em realizar as operações bancarias para o saque e consulta de benefícios, além também de modernizar e informatizar o sistema de benefícios do Governo.
O Cartão permite que o usuário realize consultas e faça o acompanhamento dos benefícios Governamentais, e para utiliza-lo, deve-se informar a senha cadastrada. Vale lembrar que como qualquer documento destinado a um indivíduo em questão e de uso pessoal e intransferível. O mesmo é emitido gratuitamente e seu vínculo e único e exclusivo com a Caixa Econômica Federal.
Conteúdo
Para que serve o Cartão Cidadão Caixa?
O cartão cidadão permite que o cidadão tenha acesso aos benéficos com maior facilidade e flexibilidade pois não fica preso em realizar consultas somente nas Agências da Caixa Econômica Federal, mais também nas lotéricas e redes credenciadas de atendimento.
O Cartão cidadão permite que os usuários consultem diversas informações de variados serviços como extrato do FGTS, informações sobre o rendimento, calendário de pagamento do Programa de Integração Social (PIS), consultar valores referente ao seguro desemprego, bolsa escola, bolsa família e outros benefícios que o usuário possa a vim ter direito.
Como fazer Cartão Cidadão 2024
Para adquirir o cartão basta entrar em contato com a Agencia da Caixa Econômica Federal através do telefone 0800 726 0101 e solicitar a atendente a aquisição do mesmo, esse serviço é valido para clientes que possua conta na Caixa
A solicitação também pode ser feita diretamente nas agencia aonde deve comparecer portando o documento de RG, CTPS e a Certidão de Nascimento/Casamento.
Para que seja feita a solicitação é o cartão seja emitido com sucesso é necessário o mesmo esteja cadastrado no PASEP ou no PIS.
Cartão cidadão Online
A dúvida de muitas pessoas é ser e possível realizar a solicitação do Cartão Cidadão pela a internet, sem que precise ser deslocar a qualquer Posto de Atendimento ou Agência vinculada a caixa Econômica Federal, infelizmente esse serviço não é ainda disponibilizado pela a caixa. O único meio de realizar a solicitação do cartão sem que ser desloque a qualquer posto ou agencia e de atendimento vinculados a Caixa e através do telefone de contato diretamente com a central de atendimento ao cliente.
É extremamente importante que todo o trabalhador faça a solicitação do cartão cidadão, pois ele dar acesso para que os trabalhadores consultem outros benefícios como Fundo de Garantia por tempo de Serviço, Salário Família, Seguro desemprego entre vários outros benefícios disponibilizados pelo o Governo.
Com o Cartão Cidadão é possível ser ter mais flexibilidade e segurança em realizar suas transações bancarias, pois o cartão além de obter a senha vem com informações pessoais de uso intransferível.
Consulta cartão Cidadão
A consulta dos benefícios vinculados ao cartão cidadão Caixa pode ser realizada pelo portal Caixa Cidadão, na qual o beneficiário pode, através do número do NIS, e de uma senha cadastrada diretamente no portal para a consulta do benefício, saber o saldo de seus principais benefícios, como Bolsa Família 2024, Abono Salarial Caixa, Fundo de Garantia e Seguro Desemprego.
O que fazer em caso de perda
Sempre a esse cartão terá vínculo direto com Caixa Econômica Federal, e ela que é a emitente e responsável por repassar todos os pagamentos destinados do Governo aos seus beneficiados pelos programas Sócias e Governamentais, ou seja, em caso de perda, extravio, furto ou roubo deste cartão deve contatar a Caixa Econômica Federal para que ela possa tomar ações de cancelamento do mesmo e solicitar para o usuário um novo.